terça-feira, 25 de maio de 2010

WaYao

O WaYao, ou Yao, é um dos principais grupos étnicos e linguísticos com base no extremo sul do lago Malawi, que desempenhou um papel importante na história da África Oriental durante os anos de 1800.


Meninos da tribo Yao, de 9 a 10 anos de idade
participam na circuncisão e ritos de iniciação.

Os Yaos são predominantemente um grupo de povos muçulmanos de cerca de 2 milhões espalhados por três países, Malawi, Moçambique e Tanzânia e são um dos grupos mais pobres do mundo. O povo Yao tem uma forte identidade cultural, que transcende as fronteiras nacionais.

História

Quando os árabes chegaram na costa leste da África eles começaram a negociar com o povo Yao, principalmente escravos e marfim, em troca de roupas e armas. Devido ao seu envolvimento neste comércio costeiro que se tornou uma das mais ricas e influentes tribos na África Austral. As grandes monarquias Yao nasceram como os poderosos chefes Yao tomaram o controle da província Niassa do Moçambique no século 19. Durante esse tempo, o Yao começou mover-se da sua casa tradicional nos dias de hoje Malawi e Tanzânia, que resultou nas populações Yao que eles agora têm. O resultado mais importante do grande (chiefdoms) foi a volta da nação inteira ao Islamismo por volta da virada do século 20, e após a Primeira Guerra Mundial. Por causa do seu comércio com os Árabes, os chefes Yao (sultões) precisavam de escribas que podessem ler e escrever o arábico. Os professores Islão que foram empregados e viviam nas aldeias Yao, teve um impacto significativo sobre o povo Yao, porque eles poderiam oferecer-lhes alfabetização, um livro sagrado, roupa inteligente e casas quadradas, em vez de redonda. Além disso, os sultões resistiram firmemente a regra colonial portuguesa, britânica e alemã, que era vista como uma ameaça importante para eles. Os britânicos, que eram vistos como cristãos como o Português, tentaram parar o tráfico de escravos, atacando algumas caravanas de escravos dos Yao perto da costa. Eles libertaram os escravos e confiscaram o marfim, que os escravos tinham transportado. A maior chefe Yao Mataka, decidiu tornar-se um cristão o que teria um impacto económico negativo sobre o seu povo, ao mesmo tempo lhes ofereceu um sistema social Islão, o que seria assimilar sua cultura tradicional. Devido à dominação política e ritual dos chefes, sua conversão ao Islão causou seus indivíduos a fazer o mesmo. O Islão, que eles adotaram, não é a religião ortodoxa, que é encontrada em países como o Irão, Iraque, Arábia Saudita, etc. Mas é totalmente misturada com o seu tradicional sistema de crenças animistas. É muitas vezes referido como "Folk Islam" (Islão popular ou folclórico).

O Yao em Moçambique

O Yao tem vivido no norte de Moçambique (formalmente África Oriental portuguesa). Olhando de perto a história do povo Yao de Moçambique como um todo mostrará que o seu centro geográfico etno está localizado em uma pequena aldeia chamada Chiconono, no noroeste moçambicano província do Niassa. Ativo como comerciantes de escravos para os árabes, eles enfrentaram declínio social e político com a chegada do Português na hoje província do Niassa, que estabeleceu a Niassa Company, e estabelece-se na região fundando cidades e vilas, e trocando uma economia de comércio escravo para uma economia de produção. A expansão do Império Português tinha estabelecido postos de negociações, fortalezas e portos da África Oriental desde o século XV, em concorrência directa com o Império islâmico. A rota de especiarias, e a evangelização cristã foram as principais forças motrizes da expansão portuguesa na região. O Império Português foi em seguida, uma das maiores potências políticas e económicas no mundo. A corrida portuguesa para executar plantações agrícolas começou a expandir oferecendo pagamento à mão-de-obra das populações tribais. O Yao havia mudado o seu papel na sociedade local de comerciantes de escravos e proprietários de escravos trabalhadores agrícolas ao abrigo do Estado Português. No entanto, o Yao preservou sua cultura tradicional e agricultura de subsistência por conta própria. Tal como os muçulmanos, os Yao não podiam manter-se no modo de vida das populações cristãs, que no entanto, ofereceu educação cristã e ensinou o idioma Português para o grupo étnico muçulmano com pouco retorno. Atualmente, há um mínimo estimado de 450.000 pessoas Yao que vivem em Moçambique. Eles ocupam grande parte do leste e do norte da província do Niassa e dessa forma 40% da população de Lichinga, a capital desta província.

O Yao fora de Moçambique

O Yao mudou-se para o local que é hoje a região sul do Malawi por volta de 1830, quando eles estavam ativos como comerciantes de escravos para o tráfico negreiro swahili árabe na costa de Moçambique. Rica em cultura, tradição, e música, Yao são principalmente muçulmanas, e contam entre os seus descendentes um famoso ex-Presidente da República do Malawi, Bakili Muluzi. O Yao tinha laços estreitos com os árabes, na costa por volta de 1800, e adoptou algumas partes da sua cultura, tais como a arquitetura e o Islão, mas ainda manteve sua própria identidade nacional. A sua estreita cooperação com os árabes deram-lhes o acesso a armas de fogo, que lhes deu uma vantagem em termos de suas muitas guerras contra os povos vizinhos, como o Ngoni e os Chewa. O Yao ativamente resistiu as forças alemãs que foram colonizar o Sudeste da África (aproximadamente hoje, Tanzânia, Ruanda e Burundi). Em 1890, King Machemba emitiu uma declaração ao Comandante von Wissman dizendo que estava aberto ao comércio, mas não estavam dispostos a submeter-se a autoridade. Depois de outras obrigações, o Yao acabou rendendo-se as forças alemãs.

Demografia

Os Yao fala uma língua bantu conhecida como Chiyao ( "Língua Yao", chi sendo a classe prefixo de "língua"), Achawa, Adsawa, Adsoa, Ajawa, Ayawa, Ayo, Ayao, Djao, Haiao, Hiao, Hyao, Jao, Veiao, ou Wajao; estimado em 1.000.000 de falantes em Malawi, 495.000, em Moçambique, e de 492.000 na Tanzânia. As nacionalidades tradicionais da pátria estão localizadas entre o rio Rovuma e o rio Lugenda no norte de Moçambique. Outras línguas principais do Malawi incluem Chichewa e Chitimbuka. Eles também falam a língua oficial dos países que habitam, Inglês em Malawi e Português em Moçambique.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Está de parabéns, esse blog é ótimo. Ajudou bastante em miha pesquisa sobre o povo Yao.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir